O iluminado

 

 Stephen King

Suma de letras

9788581050485_300_grafica.jpg

Em uma ida a livraria, vendo algumas obras de Stephen King, percebi que nunca havia lido nenhum livro do escritor na minha vida e nem visto a aclamada adaptação para o cinema do  seu maior  best seller.

Meus amigos todos enlouquecem e disseram o quanto eu deveria ver esse filme e o quanto ele era incrível. Resolvi ver o filme, mas não sem antes ler o livro e foi a melhor decisão que tomei na vida.

O iluminado, foi lançado em 1977 e foi o livro mais vendido do autor. E é simplesmente brilhante. Com as narrativas do Danny e dos pais dele, Jack e Wendy Torrance.  É bem mais envolvente e muito mais emocionante e assustador.

Você sente como se fosse o garoto e como se  visse através dos olhos dele os acontecimentos no Overlook Hotel. É tão aterrorizante e ao mesmo tempo viciante e indescritível.

Muitas vezes eu o lia na condução voltando pra casa ou indo para o trabalho  e tinha que levantar a cabeça em alguns momentos para respirar e lembrar a mim mesma que era um livro.

Me lembrou um filme que eu amava quando era criança, chamado jumanji, onde as crianças são sugadas para dentro do jogo e vivem muitas situações estranhas.

Foi assim que eu me senti lendo esse livro. Como se cada vez que eu abrisse ele eu era imediatamente sugada para dentro das páginas e vivesse todas as situações com Danny e Tommi.

Bom, depois que li o livro aceitei ver o filme que foi lançado três anos depois do livro. E embora a atuação de Jack Nicholson, seja inebriante, há muitas diferenças comparadas ao livro. Confesso que a cena em que os arbustos do hotel “perseguem” Jack Torrance, no livro me deixaram paralisada, mas no filme não foi tão empolgante quanto a leitura.

Mas ainda assim é um clássico e um filme magnifico.  Depois que li o iluminado, tive interesse em outros livros de Stephen King e estou lendo outras obras do autor.

E vale muito a pena a forma como ele escreve suas obras é capaz de fazer você se esquecer do tempo, mas ficar de olhos bem abertos e trancar bem a porta do seu guarda roupa e suas janelas, quando for dormir.

Boa leitura!

 

Deixe um comentário

